Ovo de Páscoa com ganache de biomassa de banana verde
![]() |
Fonte: mdemulher.abril.com.br |
A Páscoa está aí e porquê não fazer o seu próprio Ovo de Páscoa? Além de economizar, você pode personalizar totalmente o seu ovo (fazer de dois sabores, de tamanhos diferentes) e, principalmente, estará consumindo um produto muito mais saudável e nutritivo (dependendo dos ingredientes que você utilizar). Essa receita de Ovo de Páscoa, além de saborosa é super nutritiva! É feita utilizando biomassa de banana verde, leite vegetal, chocolate 70% cacau (sem glúten e lactose) e cranberries.
A biomassa de banana verde é uma preparação feita à partir da polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal. É bastante utilizada na confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Você pode comprar ela pronta ou fazer em casa. Nesse link, a nutricionista Vanessa Mara Lodi ensina passo-a-passo como preparar a biomassa de banana verde.
O leite de amêndoas é um leite vegetal bem leve, saboroso e também é bem fácil de fazer, assim como os outros leites vegetais. Basta deixar as amêndoas de molho na água por 12h, escorrer (descartando a água do molho), e em seguida colocá-las no liquidificador, juntamente com 3 xícaras de água filtrada e bater até virar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Coe, e está pronto! A amêndoa é rica em vitamina E, manganês, cobre, vitamina B2 (riboflavina), antioxidantes (como os flavonóides) e gorduras monoinsaturadas, que estão relacionadas à um menor risco de doença cardíaca. Além disso, é uma grande fonte de proteína!
O chocolate com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição proporciona uma série de benefícios para a saúde, entre eles, a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e de câncer. Além disso, protege o cérebro e pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e da pressão arterial. A versão sem glúten e sem lactose se torna mais saudável, pois é mais fácil desse alimento ser digerido pelo organismo.
Nessa receita de Ovo de Páscoa, se desejar, você pode substituir a cranberry por outras frutas vermelhas, como morango e cereja. Mas, se puder, utilize a cranberry, pois essa pequena fruta oferece vários benefícios para a saúde. É fonte de antioxidantes, rica em vitamina A, C, E e K, além de ser muito eficaz no tratamento e prevenção de doenças do trato urinário.
Você vai precisar de...
1 tablete de chocolate 70% cacau sem glúten e lactose
1 1/4 xícara (chá) de chocolate 70% cacau picado
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde amolecida
1 colher (sopa) de leite de amêndoa
3 colheres (sopa) de cranberry picada
Modo de preparo:
Primeiro faça o recheio: coloque o chocolate picado em uma vasilha e apoie sobre uma panela com água quente para derreter. Misture a biomassa e o leite. Mexa até obter um creme homogêneo e junte a cranberry. Reserve. Para preparar a casca, derreta um pouco mais da metade (120 g) do chocolate em banho-maria. Junte o restante do chocolate e mexa até encorpar. Faça o teste da temperatura: com o auxilio de um palito de dente, coloque (cuidadosamente!) um pouco do chocolate abaixo dos lábios, a sensação deve ser de “frio” (entre 30 °C e 31 °C). Preencha uma fôrma de ovo de Páscoa pequena com o chocolate derretido e temperado. Bata levemente várias vezes a fôrma em uma superfície firme para retirar as bolhas de ar. Escorra o excesso do chocolate e leve à geladeira até endurecer (cerca de 10 minutos). Distribua uma camada com o recheio de chocolate com a biomassa e, por cima, faça uma camada com o restante do chocolate da casca. Leve à geladeira novamente até endurecer.
Tempo de preparo: de 30 a 45 minutos.
Rendimento: 1 unidade.
Dificuldade: Médio.
Fontes: mdemulher.abril.com.br
nutrivanessalodi.com.br
minhavida.com.br
onegreenplanet.org
natue.com.br